Nas redes sociais e em alguns sites não confiáveis, circula a fake news de que, novas regras vão passar a valer para os quem tem carteira nacional de habilitação. As notícias falsas afirmam que motoristas de carros automáticos vão ter uma categoria específica já no início do ano.
“A nova legislação, que entra em vigor primeiro de janeiro de 2025, reestrutura a categoria b da CNH e introduz cursos especializados”
O conteúdo, que viralizou na internet e nos aplicativos de mensagens, tem deixado muita gente confusa. O ministério dos transportes já se manifestou e desmentiu a informação. Disse que não há novas normas a serem implementadas e que a polêmica surgiu a partir de um projeto de lei que tramita no congresso nacional.
O texto de 2017 é da ex-deputada federal mariana carvalho. A proposta sugere duas categorias de habilitação para automóveis: uma para câmbio automático e outra para câmbio manual. O projeto está parado na câmara dos deputados e aguarda votação nas comissões técnicas.
Se for aprovada nas comissões, para valer, a matéria também precisaria passar pelo senado e sancionada pelo Presidente da República.
“Tem três projetos de lei falando sobre isso. Mas projeto de lei é um esforço lá das nossas casas legislativas, a gente nunca sabe o que é que vai acontecer. Com certeza absoluta para janeiro não, talvez nem para o ano de 2025″, afirmou Celso Mariano, Especialista Em Trânsito.
- BAND/UOL